Mostrando postagens com marcador fastfm. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fastfm. Mostrar todas as postagens

domingo, 13 de julho de 2008

The social music revolution...


Imagino que alguns de vocês conheçam, outros tenham ouvido falar, e a maioria não conheça... Sei porque andei perguntando por ai. Por isso faço o apelo a todos que entrem e se cadastrem na lastfm.com . Em primeiro lugar porque você pode fazer estações com as suas músicas preferidas, mas isso é pouco. O que realmente vale é a experiência 2.o que ela oferece. Após se inscrever, basta você colocar o nome de uma música que você gosta e ela começa a encontrar inúmeras outras que você provavelmente gostará. Alguns estudos tem sido feitos, como o pandora, do music genome project, um algoritmo que analisa 400 atributos que uma música pode ter para que faça parte de um grupo de músicas similares. O trabalho da lastfm.com é mais voltado ao seu grupo de relacionamento. Tags, pra variar. As pessoas alimentam o programa com Tags classificando as músicas. Você vai escutando a rádio feita da música que escolheu e vai colocando na sua lista pessoal as músicas que você gosta. Você também é convidado a marcar com Tags as músicas. O programa acha os seus "vizinhos",  pessoas com o gosto musical muito parecido com o seu. Você pode ouvir as rádios dos seus vizinhos e continuar adicionando músicas a sua lista. Seu mapa de gostos musicais vai sendo desenhado. Aí você tem uma porção de ferramentas (widgets) que a lastfm.com disponibiliza para que você coloque em blogs, myspace, facebook, etc; a sua rádio, as capas dos seus discos; a sua lista e outros. Como nada é grátis, você paga uma taxa se quiser ficar tocando sua lista para você mesmo, 3 euros por mês. O resto também não sai de graça. Você paga com o seu trabalho, afinal esta engrossando um banco de dados que um dia vai valer muito...Isso é 2.0 ...