
Imagino que alguns de vocês conheçam, outros tenham ouvido falar, e a maioria não conheça... Sei porque andei perguntando por ai. Por isso faço o apelo a todos que entrem e se cadastrem na lastfm.com . Em primeiro lugar porque você pode fazer estações com as suas músicas preferidas, mas isso é pouco. O que realmente vale é a experiência 2.o que ela oferece. Após se inscrever, basta você colocar o nome de uma música que você gosta e ela começa a encontrar inúmeras outras que você provavelmente gostará. Alguns estudos tem sido feitos, como o pandora, do music genome project, um algoritmo que analisa 400 atributos que uma música pode ter para que faça parte de um grupo de músicas similares. O trabalho da lastfm.com é mais voltado ao seu grupo de relacionamento. Tags, pra variar. As pessoas alimentam o programa com Tags classificando as músicas. Você vai escutando a rádio feita da música que escolheu e vai colocando na sua lista pessoal as músicas que você gosta. Você também é convidado a marcar com Tags as músicas. O programa acha os seus "vizinhos", pessoas com o gosto musical muito parecido com o seu. Você pode ouvir as rádios dos seus vizinhos e continuar adicionando músicas a sua lista. Seu mapa de gostos musicais vai sendo desenhado. Aí você tem uma porção de ferramentas (widgets) que a lastfm.com disponibiliza para que você coloque em blogs, myspace, facebook, etc; a sua rádio, as capas dos seus discos; a sua lista e outros. Como nada é grátis, você paga uma taxa se quiser ficar tocando sua lista para você mesmo, 3 euros por mês. O resto também não sai de graça. Você paga com o seu trabalho, afinal esta engrossando um banco de dados que um dia vai valer muito...Isso é 2.0 ...