

No começo existia a fotografia e o cinema (fotografia em movimento)!!! Eram as duas de encher os olhos....e assim seguiram por muitas décadas. Com o advento da televisão apareceu um grande e nefasto aliado. O vídeo... porque vamos combinar que ninguém que lê esse blog gosta de vídeo.
Depois de muito tempo, parece que vamos nos ver livres dele...e não demora tanto assim...
Muito depois do vídeo, um outro aliado mais distante, mas também servil à imagem, a fotografia digital, ganhou um terreno gigantesco no mercado consumidor... Cada um no seu mundinho, tanto o vídeo quanto a fotografia digital evoluíram, sem saber que seus destinos os uniria novamente como nos bons tempos...
Com o anuncio da RED, Uma câmera de... de que mesmo??? Filme não é...não leva filme... vídeo também não é, não trabalha em nenhum padrão conhecido anteriormente como vídeo... seria foto??? 24 fotos digitais por segundo??? ainda não exatamente...mas algo que bem aponta para essa direção. Parece que a fotografia digital fala com a filmadora digital como antigamente elas falavam, sem cacarecos como fields, sd,hd, xpto.
Muito bem...mas não acabei...no começo desse ano, a casio (isso mesmo...a casio) aparece com uma nova peça chave nesse casamento. A EX-F1...
A câmera, que é fotográfica, é um passo muito próximo, em sentido contrário, ao que a RED tomou. Ao invés de uma câmera de vídeo que capta como uma fotográfica, a casio fez uma fotográfica que se porta como uma câmera de vídeo.
Pra começar, ela faz um burst (fotos em sequência) de até 60 fotos jpg de 6 megas em 1 segundo. Ou 60 em 2 segundos (a camera trabalha com RAW mas o burst é lento) ... Não faz mais...mas é a primeira alem de ser uma câmera de mil dólares. Ai ela grava um vídeo hd em até 60 quadros por segundo (slow motion!!!!)...Como é uma iniciativa muito pretensiosa, sem boa qualidade para uso, mas como uma impressionante ferramenta para testes e experimentos, a camera fotografa até 1200 frames pro segundo!!!! coisa que apenas poucas câmeras científicas faziam a um pouco de tempo... Parece que as câmeras fotográficas vão trabalhar no cinema e as câmeras de cinema vão ter frames iguais aos das boas câmeras digitais!!!
Um comentário:
Pois é, Giulas.
Todo dia a gente acorda perguntando- O que é que eles vão inventar agora?
V. sabe que eu tenho um amigo que trabalha numa rede de Tv e me confessou que, com a chegada da Tv Digital, as grandes emissoras estão na maior saia justa, porque a maioria dos seus técnicos não foram treinados e não entende nada de HDTV.
Abs.
Sergio Lima
Postar um comentário